Volume 3, Número 2

Agosto de 2008


Relatos de experiência sobre o uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação em três disciplinas do curso de Educação Física
Describing experiences on the use of concept maps as evaluation instrument in three subjects of a physical education college course
Palavras chaves: mapas conceituais, avaliação, Desenvolvimento Motor, Fisiologia do Exercício, Biomecânica do Movimento em Esportes
Keywords: concept maps, evaluation, motor development, exercise physiology, biomechanics of the movement in sports
Autores: Adriana Marques Toigo, Marco Antonio Moreira
Resumo | Texto em PDF | pp 7 - 20 | 280 acessos

Correspondências estabelecidas e diferenças identificadas em atividades didáticas baseadas em analogias para o ensino de modelos atômicos
Established correspondences and differences identified in didactic activities based on analogies for the teaching of atomic models
Palavras chaves: Analogias, Modelos Atômicos, Educação em Ciências, Atividades Didáticas
Keywords: Analogies, Atomic Models, Science Education, Didactic Activities
Autores: Leandro Londero da Silva, Eduardo A. Terrazzan
Resumo | Texto em PDF | pp 21 - 37 | 219 acessos

Análise de uma experiência visando a introdução da linguagem da ciência nas séries iniciais do ensino fundamental
An analysis of a teaching experience aimed at introducing science language in early primary school classrooms
Palavras chaves: linguagem científica; ensino de ciências; textos escritos; mudanças de fases; séries iniciais do ensino fundamental
Keywords: scientific language; science teaching; written texts; changes of phase; early primary school
Autores: Lorena Fernandes Martins, Isabel Martins
Resumo | Texto em PDF | pp 39 - 55 | 307 acessos

A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma atividade de modelagem matemática
The use of concept maps in the identification of critical meaningful learning in an activity of mathematical modeling
Palavras chaves: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais
Keywords: Meaningful learning, Mathematical Modeling, Concept Maps
Autores: Silas Venâncio, Lilian Akemi Kato
Resumo | Texto em PDF | pp 57 - 68 | 213 acessos

O aprender da Biologia no contexto da disciplina Embriologia de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
The learning of biology in the context of the embryology subject in a teacher?s preparation course in biological sciences
Palavras chaves: aprendizagem significativa, ensino de biologia, evento educativo, embriologia, reprodução
Keywords: meaningful learning, biology teaching, educative event, embriology
Autores: Evelyse dos Santos Lemos
Resumo | Texto em PDF | pp 69 - 83 | 221 acessos

Levantamento preliminar de habilidades prévias: subsídios para a utilização de mapas conceituais como recurso didático
Preliminary survey of previous abilities: subsidies for the use of concept maps as didactic resource
Palavras chaves: aprendizagem significativa; ensino; habilidades; mapa conceitual
Keywords: meaningful learning; teaching; skills; concept map
Autores: Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silveira
Resumo | Texto em PDF | pp 85 - 96 | 198 acessos