Volume 8, Número 2

Agosto de 2013


KRONUS: REFLETINDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COM VIÉS INVESTIGATIVO
Kronus: reflecting at about construction of a game with inquiry bias
Palavras chaves: Jogo didático, jogo Kronus, atividades investigativas, Genética, Biotecnologia.
Keywords: Educational Games, Kronus’ Game, Inquiry activities, Genetics, Biotechnology.
Autores: Rodrigo Gomes Braga, Santer Alvares de Matos.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 19 | 414 acessos

UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO (MDA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A ESTRUTURA DA TERRA
Use of didactic analogical model (MDA) in science education: an experience about the structure of the earth
Palavras chaves: Modelo Didático Analógico; Ensino de Ciências; Metacognição.
Keywords: MDA; Science Education; Metacognition.
Autores: Diana Borges dos Santos, María Elena Infante-Malachias.
Resumo | Texto em PDF | pp 20 - 27 | 321 acessos

ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVO: TABELA PERIÓDICA ADAPTADA A DEFICIENTES VISUAIS
Inclusive Education in Chemistry: a Periodic Table Well-Adjusted for Visual Deficients
Palavras chaves: educação inclusiva, tabela periódica, recursos didáticos.
Keywords: inclusive education, periodic table, educational resources.
Autores: Julieta Saldanha de Oliveira, Herton Fenner, Helmoz Roseniaim Appelt, Chausa dos Santos Pizon.
Resumo | Texto em PDF | pp 28 - 36 | 248 acessos

CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CASOS SIMULADOS DENTRO DA PERSPECTIVA CTS
Conceptions of chemistry training teachers about the use of simulated cases of STS perspective
Palavras chaves: Abordagem CTS; Casos Simulados; Formação de professores.
Keywords: STS approaches; Simulated Cases; Teacher Education.
Autores: Patrícia Maria Azevedo Xavier, Cristhiane Cunha Flor, Terezinha Ruth Marques Rezende
Resumo | Texto em PDF | pp 37 - 50 | 205 acessos

A QUANTIDADE DE MILHO INFLUENCIA NA PROLIFERAÇÃO DE GORGULHO? ASPECTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS EM UMA INVESTIGAÇÃO
Does the maize amount influences the weevil proliferation? Theoretical aspects that support the process of building data in a research
Palavras chaves: Investigação, formação de professores, Clube de Ciências.
Keywords: Investigative practice, teachers formation, science club.
Autores: Andrela Garibaldi Loureiro Parente, Odete Pacubi Baierl Teixeira, Tiago Corrêa Saboia.
Resumo | Texto em PDF | pp 51 - 69 | 136 acessos

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PROJETO VENCEDOR DO CONCURSO ‘MINHA IDEIA DÁ UM SALA – 2012’ DA TV ESCOLA
The grounding in theory of meaningful learning of the contest winner project ‘Minha ideia dá um sala – 2012’ of TV Escola
Palavras chaves: Teoria da aprendizagem significativa; documentários; TV Escola.
Keywords: Theory of Meaningful Learning; documentaries; TV Escola.
Autores: Felipe Damasio, Mauricio Dalpiaz Melo.
Resumo | Texto em PDF | pp 70 - 79 | 165 acessos

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO E DA INTERNET
Popularization of Science in teachers training: building and disseminating knowledge through radio and internet
Palavras chaves: Radioatividade, Divulgação Científica, Aprendizagem Significativa.
Keywords: radioactivity, science popularization, meaningful learning.
Autores: Adriano Antunes Rodrigues, Felipe Damasio, Silvio Luiz Souza Cunha.
Resumo | Texto em PDF | pp 80 - 94 | 177 acessos

A RECREAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ABORDAR SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Recreation as a methodological tool to address sexuality and gender in Early Childhood Education
Palavras chaves: Recreação; Sexualidade; Gênero; Educação em ciências; Educação física; Educação infantil.
Keywords: Recreation; Sexuality; Gender; Science education; Physical education; Early childhood education.
Autores: Dário Vinícius Ceccon Lanes, Karoline Goulart Lanes, Marcelli Evans Telles dos Santos, Elane Fabíola de Sousa Jerônimo Silva, Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Robson Luiz Puntel, Vanderlei Folmer
Resumo | Texto em PDF | pp 95 - 103 | 160 acessos

UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Using crosswords as a tool in the assessment of Chemical Education
Palavras chaves: palavras cruzadas; atividades lúdicas; ensino de química.
Keywords: crossword puzzles; playful activities; teaching chemistry.
Autores: Edemar Benedetti Filho, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Antonio Rogério Fiorucci, Noé de Oliveira, Vanessa Cruz Dias Peronico.
Resumo | Texto em PDF | pp 105 - 115 | 224 acessos

DIFERENCIAÇÃO E RECONCILIAÇÃO DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA ABORDAGEM AUSUBELIANA
Differentiation and reconciliation of meanings produced by students in elementary schools in inquiry-based activities: an approach Ausubelian
Palavras chaves: Ensino de Ciência; atividades investigativas; elaboração de significados.
Keywords: Teaching Science; investigative activities; meaning construction.
Autores: Andréia de Freitas Zômpero, Helenara R. Sampaio Figueiredo, Kelly Cristina de Mello.
Resumo | Texto em PDF | pp 116 - 125 | 177 acessos

MAPAS CONCEITUAIS ESQUELETOS: INSTRUMENTO PARA AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Skeletons concept maps: tool to evaluate the teaching-learning process
Palavras chaves: Mapa Conceitual; Avaliação; Processo de Ensino-aprendizagem.
Keywords: Concept Map; Evaluation; Teaching-learning process.
Autores: Rafhael Brum Werlang
Resumo | Texto em PDF | pp 126 - 140 | 322 acessos