Volume 13, Número 2

Abril de 2018


 

Editorial:

É sabido que o desenvolvimento socioeconômico de uma nação passa necessariamente pela Educação e pela Ciência, daí a importância do Ensino de Ciências no nível fundamental. Adicionalmente, é notória a baixa qualidade do ensino dessa área de conhecimento nesse nível de ensino, principalmente nos anos iniciais do Ensino Básico. É por esse motivo que a EENCI tem procurado manter números especialmente dedicados ao Ensino Fundamental, trazendo novas iniciativas e métodos para se abordar de forma simples e profunda as questões da Biologia, Matemática, Física e Química para as crianças, abordando temas complexos, como a funcionalidade vegetal, e métodos atrativos, como os desenhos animados.


A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE VEGETAL
The understanding of Elementary School Students I about plant structure and functionality
Palavras chaves: Conhecimento espontâneo; Conhecimento científico; Vegetais; Ensino Fundamental.
Keywords: Spontaneous knowledge; Scientific knowledge; Vegetables; Elementary School.
Autores: Darcy Ribeiro de Castro e Nelson Rui Ribas Bejarano
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 29 | 383 acessos

UTILIZANDO DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Using cartoons in Science teaching
Palavras chaves: Erros conceituais; Ensino de Ciências; Animações filmísticas.
Keywords: Conceptual errors; Teaching science; Movie animations.
Autores: Caroline Antunes Rosa, Adriane Dall Acqua de Oliveira e Dalva Cassie Rocha
Resumo | Texto em PDF | pp 30 - 40 | 529 acessos

O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
The Deductive Logical Reasoning in operations with integers
Palavras chaves: Educação Matemática. Lógica Matemática. Aritmética.
Keywords: Mathematics Education. Mathematical logic. Arithmetic.
Autores: Viviane B Souza Huf, Daiane Forteski e Márcio André Martins
Resumo | Texto em PDF | pp 41 - 51 | 153 acessos

A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE ENSINO NÃO FORMAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES DURANTE ESTUDO DO TEMA ÁGUA
The importance of the non-formal education space in student awareness during the study of the water theme
Palavras chaves: PIBID, água, ensino em espaços não formais, estação de tratamento de esgoto.
Keywords: PIBID, water, non-formal education, sewage treatment plant.
Autores: Noelle Diniz Ribas, Karina Freitas Cavalari, Caio Samuel Franciscati da Silva e Rosemary Rodrigues de Oliveira
Resumo | Texto em PDF | pp 52 - 61 | 198 acessos

CONHECIMENTO, PERCEPÇÃO E ENSINO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT - AM
Knowledge, perception and teaching on medicinal plants in two public schools in the municipality of Benjamin Constant-AM
Palavras chaves: Saberes populares; Medicina alternativa; Ensino.
Keywords: Popular knowledge; Alternative medicine; Teaching.
Autores: Jackeline Cristel Elizabeth Mera, Lisandra Vieira Rosas, Renato Abreu Lima e Tatyanna Mariucha de Araújo Pantoja
Resumo | Texto em PDF | pp 62 - 79 | 155 acessos

INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DO CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE PETROLINA – PE
Investigations about the knowledge and approach about feeding and nutrition by elementary school science teachers II in the city of Petrolina – PE
Palavras chaves: ensino de ciências; alimentação e nutrição; formação de professores.
Keywords: science teaching; food and nutrition; teacher training.
Autores: Diego Felipe dos Santos Silva e Rosane Nunes Garcia
Resumo | Texto em PDF | pp 80 - 103 | 130 acessos

A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIENTISTAS
The Influence of Inquiry Science Teaching on The View of Elementary Students on Scientists
Palavras chaves: Educação científica. Aulas investigativas. Desenhos.
Keywords: Scientific education. Investigative classes. Drawings.
Autores: Jullyanna Cabral de Moura e Hélida Ferreira da Cunha
Resumo | Texto em PDF | pp 104 - 112 | 228 acessos

A INCLUSÃO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES NA EMEI CATHARINA TOLEDO GERDES – MATÃO/SP
Inclusion under the opinion of the teacher of child education: difficulties in Emei Catharina Toledo Gerdes - Matão / SP
Palavras chaves: Educação infantil; Inclusão; Dificuldade; Professor.
Keywords: Children education; Inclusion; Difficulty; Teacher.
Autores: Patrícia Cristina Prevideli de CARVALHO, Jeferson Rosa SOARES, Tatiane Chaves RIBEIRO e Dênisson Neves MONTEIRO
Resumo | Texto em PDF | pp 113 - 125 | 82 acessos

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The use of the method case study on the natural sciences teaching for the students of Fundamental School of Education of Young and Adults
Palavras chaves: Educação de Jovens e Adultos; Estudo de Caso; Ensino- Aprendizagem; Biologia.
Keywords: Education of Youngs and Adults; Case Study; Teaching – Learning; Biology.
Autores: Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Gerson Tavares do Carmo e Amanda Leal Castelo Branco
Resumo | Texto em PDF | pp 126 - 143 | 110 acessos

A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Playfulness in the construction of knowledge in science classes in the early grades of basic education
Palavras chaves: ciências no ensino fundamental I, ludicidade, análise do discurso, cadeias alimentares.
Keywords: sciences in elementary school, recreational activities, discourse analysis, food chains, interpersonal relations.
Autores: Orcenil Ribeiro Filho e Marcelo Zanotello
Resumo | Texto em PDF | pp 144 - 161 | 231 acessos