THAYSA STORCHI BERGMANN E A ASTROFISICA: UM ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA A PARTIR DOS ESTUDOS DE UMA MULHER CIENTISTA

Autores: Tairini da Silva, Felipe Damasio e Anabel Cardoso Raicik

Resumo

Este trabalho descreve uma iniciativa que teve como objetivo levar à sala de aula discussões de e sobre ciência a partir dos estudos desenvolvidos pela cientista Thaysa Storchi Bergmann. Isso foi feito por meio de uma problematização da ideia popularmente difundida de ciência “masculina”, mediante uma abordagem de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea. A sequência didática implementada em sala de aula foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e utilizou como referência metodológica as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). O projeto desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas: (i) planejamento e construção do material instrucional potencialmente significativo; (ii) implementação da UEPS no ensino médio; (iii) inclusão do material produzido em uma página educativa da rede mundial de computadores e; (iv) avaliação do projeto. A análise dos dados obtidos, durante o projeto, sugere que os alunos conseguiram alcançar uma evolução conceitual em relação ao conteúdo específico abordado, indica avanços na percepção de como o conhecimento científico é produzido e na importância da participação das mulheres nesse empreendimento.

Abstract

This paper describes an initiative that lead to the classroom an discussions of science and about science from the studies developed by scientist Thaysa Storchi Bergmann. This was done by means of a problematization of the popularly popular idea of "masculine" science, through an approach of contents of Modern and Contemporary Physics. The entire didactic sequence was based on Ausubel Meaningful Learning Theory, using Potentially Significant Teaching Units (UEPS) as a methodological reference. The project was developed in accordance with the following steps: (i) planning and construction of potentially significant instructional material; (ii) implementation of the UEPS in a high school classroom; (iii) inclusion of the material produced on an educational page of the global computer network; (iv) project evaluation. The analysis of the data obtained during the project suggests that the students were able to achieve a conceptual evolution in relation to the specific content addressed, as well as indicates advances in the perception of how scientific knowledge is produced and the importance of the participation of women in this enterprise.

Palavras-chave

Thaysa Storchi Begmann; Aprendizagem Significativa; Física moderna e contemporânea.

Keywords

Thaysa Storchi Begamann; Meaningful Learning; Modern and Contemporary physics.

Texto em PDF