QUÍMICA VERDE EM MÉTODOS SINTÉTICOS: APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Green Chemistry in synthetic methods: application of new experimental technologies in teacher formation of chemistry

Autores: Queli Aparecida Rodrigues de Almeida e Geovani Aristeu Lima Silva

Resumo

A Química Verde surgiu da necessidade de uma atividade química menos prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. Diariamente nas instituições de ensino existem atividades experimentais de conceitos químicos que geram resíduos, utilizam compostos de toxicidade elevada, gasto de energia, uso de quantidades de reagentes além do necessário, entre outras práticas. Este artigo tem como objetivo propor a utilização e a avaliação de métodos sintéticos, baseados em Química Verde, na formação de professores de Química. A pesquisa foi realizada no IFRJ campus Duque de Caxias, no curso de Licenciatura em Química, nas disciplinas de Química em sala de aula IV e na disciplina optativa Química Verde. Buscou-se a reflexão sobre metodologias verdes, além de suas implementações e importância de formar professores de Química que conheçam tal filosofia. Os resultados mostram que um método sintético verde pode contribuir para a formação de professores conscientes do papel social da Química perante um futuro sustentável. Os métodos de síntese devem ser repensados e a formação de professores de Química deve ser vista como estratégica para essa reflexão.

Abstract

Green Chemistry arose from the need for a chemical activity less harmful to human health and the environment. There are experimental activities that generate waste, use compounds of high toxicity, energy expenditure, use of quantities of reagents beyond what is necessary, among other practices. This article aims to propose the use and evaluation of synthetic methods, based on Green Chemistry, in the training of chemistry teachers. The research was carried out at the IFRJ campus Duque de Caxias, in the course of Chemistry Degree, in the subjects of Chemistry in classroom IV and the optional discipline Green Chemistry. We sought to reflect on green methodologies, in addition to their implementations and the importance of training Chemistry teachers who know this philosophy. The results show that a synthetic green method can contribute to the formation of teachers aware of the social role of Chemistry in the face of a sustainable future. The methods of synthesis must be rethought and the training of chemistry teachers should be seen as a strategy for this reflection.

Palavras-chave

Química Verde; Formação de professores; Métodos sintéticos.

Keywords

Green Chemistry; Teacher training; Synthetic methods.

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