A botânica na educação básica: o olhar dos estudantes sobre a flora nativa e as tecnologias da informação e comunicação

BOTANY IN SECONDARY EDUCATION: STUDENTS VIEWS ON NATIVE FLORA AND TECHNOLOGY

Autores: Bruna Paula da Cruz, Michelle Maria Freitas Neto e Fernando José Luna

Resumo

Esse trabalho buscou conhecer as percepções de estudantes sobre o estudo da flora brasileira e o uso da tecnologia na aprendizagem de botânica. A pesquisa foi impulsionada, principalmente, pela necessidade de refletirmos sobre o ensino de botânica no Brasil, com vistas a dinamizar e a contextualizar a aprendizagem, bem como motivar estudantes e professores. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário, um jogo botânico e entrevistas. A maioria dos educandos demonstrou ter conhecimentos limitados sobre a flora brasileira e sua história. Além disso, os estudantes apontaram que a inclusão da tecnologia pode os auxiliar no estudo do conteúdo, sendo o fator “utilidade percebida”, determinante em suas opiniões. Durante o jogo, os educandos mostraram-se interessados e envolvidos. Nas entrevistas, eles destacaram a necessidade de conhecerem mais sobre a flora nativa para aprenderem como preservá-la.

Abstract

This research aimed to assess students perceptions regarding the study of the Brazilian flora and the use of technology in the learning of botany. It was mainly motivated by the necessity for improving the teaching of botany in Brazil, in an attempt to make the learning more dynamic and contextualized, as well as to motivate both students and teachers. The methodology encompassed the application of a questionnaire, a botanical game, and interviews. Most students were found to have a limited understanding about the Brazilian flora and its history. In addition, the students pointed out that the inclusion of technology would be beneficial for their learning process, and “perceived usefulness” was observed to be a determining factor of their opinions. During the game, they proved to be interested and involved. The interviews revealed their necessity to know more about the native flora in order to preserve it.

Palavras-chave

aprendizagem de botânica; flora brasileira; tecnologias da informação e comunicação; educação básica; atividades lúdicas.

Keywords

botany learning; Brazilian flora; information and communication technology; secondary education; game activities.

Texto em PDF